Sinop é uma das cidades beneficiadas com o aumento de repasses na área social, a serem aplicados principalmente para idosos e deficientes físicos. A partir de junho, R$128 mil estarão disponíveis aos cofres públicos, para serem utilizados até o final do ano. O anúncio foi feito, agora há pouco, pela secretária de Assistência Social, Renata Pauli Leitão, que em Cuiabá participa da reunião da Comissão Intergestora Bipartiti, com representantes de todo Estado.
Ela salientou que o aumento do montante está vinculado ao crescimento da população, baseado nos dados apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). Atualmente, mais de 105 mil pessoas moram na maior cidade da região Norte. Ano passado foram repassados R$50 mil. Desta forma, Sinop passou de médio para grande porte.
“A política nacional divide os municípios dos Estados em grande, médio, e pequeno porte, de acordo com a população. Sinop, que era de médio, passou para grande, e conseguimos este aumento nos recursos”, declarou.
Renata Leitão frisou que ações visando proporcionar melhor inclusão dos deficientes e idosos, melhoria na condição de vida de ambos, poderão ser buscadas, devido ao crescimento do repasse. O recebimento será em parcela única.
A reunião em Cuiabá visa definir, por exemplo, os investimentos que podem ser realizados com cunho social, distribuição de recursos, entre outros. O dinheiro virá do governo do Estado.