Cerca de 1,5 mil casas populares foram construídas nos últimos cinco anos, na maior cidade do Nortão. Em 2003, foi inaugurado o primeiro conjunto habitacional de Sinop, no bairro Parque das Araras. As primeiras 80 residências foram construídas pela parceria entre Prefeitura, Governo do Estado e Caixa Econômica Federal (CEF). O projeto continuou e, em 2005, 200 famílias receberam suas casas. Em 2006, mais 153 e em 2007, 630 novas casas, somente no Parque das Araras.
Ano passado, 500 foram construídas, ao lado do parque de exposições, pelo Programa de Arrendamento (PAR), que atende cidades com mais de 100 mil habitantes, a exemplo de Cuiabá, Rondonópolis e Várzea Grande. Outras 500 devem ser iniciadas este ano.
De acordo com o balanço do Executivo, ainda em 2007, em parceria com a diretoria do Lions Clube, foram repassadas 6 casas para portadores de deficiência física no Parque das Araras. O local recebeu o nome de “Residencial Jaime Luiz Lerner” em homenagem ao primeiro presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Sinop. A prefeitura doou o terreno, asfalto, água tratada, iluminação pública, mão de obra, além de um investimento de R$ 125 mil.