O período para apresentação de justificativa à Justiça Eleitoral para quem não votou no último dia 5 vai até dezembro (o prazo é de 60 dias depois do pleito) contudo, a movimentação tem sido intensa em Sinop. O cartório da 32ª Zona Eleitoral, na avenida das Figueiras, apontou ao Só Notícias, que em média, 10 eleitores têm buscado se regularizar diariamente. No entanto, mesmo não tendo votado no primeiro turno, o Tribunal Superior Eleitoral aponta que o eleitor pode votar normalmente no segundo, dia 26.
O cartório também destacou que as pessoas aptas a votar que não compareceram às suas seções nas eleições, também podem optar por pagar multa, de R$ 3,51, bastando ir à sede da zona eleitoral. Contudo, dependendo da situação dela pode existir restrições sendo apontadas no sistema. “Cada caso é um caso”, destacou.
Conforme a legislação, o eleitor que não regularizar o título não poderá se inscrever em concurso público, tirar passaporte ou carteira de identidade, renovar matrícula em estabelecimentos de ensino público, obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo ou participar de concorrência.
Segundo o TSE, no primeiro turno, cerca de 85,4 mil eleitores foram às urnas, representando 74,18% do total. Houve 25,82% de ausentes.