Representantes da Comissão Organizadora da “1ª Conferência Estadual de Segurança Pública” estiveram em Sinop ontem para a primeira mobilização da “Conferência Municipal de Segurança Pública”, que acontece no município no dia 17 de abril. Policiais civis, militares, bombeiros militares, Poder Judiciário, prefeitura municipal, CDL, segmentos sociais organizados e os mobilizadores estaduais, major PM Vancley Rodrigues e tenente coronel PM Zózima Sales, se reuniram na sede da OAB para tratar da realização da Conferência.
Etapas regionais acontecerão em sete municípios, além de uma Conferência livre que reunirá Conselhos Comunitários e Polícia Comunitária, em Cuiabá. Importantes decisões serão tomadas, de forma compartilhada, entre a sociedade civil, poder público e trabalhadores da área.
Anderson Maciel, representante da Central Única das Favelas (Cufa) que participa das comissões estadual e nacional da Conferência, esteve na reunião e já faz da parte da comissão de mobilização de Sinop. “É muito importante para o nosso segmento a participação na Conseg porque também desenvolvemos trabalhos de prevenção à violência e ressocialização. A nossa proposta tem vários pontos em comum com o Pronasci”, explica Anderson.
Para o vice-prefeito de Sinop, Aumeri Bampi, a integração entre as entidades governamentais e sociedade civil é fundamental para o desenvolvimento de novas políticas públicas. “Discutir segurança pública de forma participativa é o passo inicial para que outros temas de utilidade pública estejam em pauta”, comenta.
A juíza da vara da Família, Infância e Juventude, Maria das Graças da Costa, acredita que a realização da Conferência implicará em significativas mudanças sociais. “É a oportunidade de detectarmos problemas em comum e buscarmos soluções conjuntas”, avalia.
As etapas regionais e a Conferência Livre servirão para que cada município discuta as peculiaridades regionais que serão apresentadas na “1ª Conferência Estadual de Segurança Pública”, que acontece de 18 a 20 de junho, em Cuiabá.
CONSEG – A 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública é um marco histórico na política nacional, apresentando-se como um valioso instrumento de gestão democrática para o fortalecimento do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), dentro de um novo paradigma iniciado pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).
O processo participativo da 1ª Conseg é amplo e envolve uma série de etapas para que qualquer cidadão e cidadã possa encaminhar propostas à etapa nacional em Brasília, que ocorrerá de 27 a 30 de agosto de 2009.