O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais em Sinop definiu para amanhã, às 19h, assembleia com os funcionários das secretarias municipais para definir as próximas ações que serão tomadas pelos sindicato e trabalhadores. “Passaremos para o servidor que a proposta do prefeito é a mesma desde o início, de 6,48%”, disse o presidente da associação, Adriano Perotti. Ele acrescentou, ao Só Notícias, que a contra-proposta feita pelo sindicato, dos tickets alimentação, não foi aceita pelo Executivo. “Se tiver um número razoável de servidores na assembleia, serão definidos os próximos passos a serem tomados. Pode ser uma paralisação de um dia, pode ser deflagrada greve por tempo indeterminado, dependerá do que os servidores definirem”, explicou Perotti, acrescentando que também tem a possibilidade dos trabalhadores aceitarem a proposta da prefeitura. A assembleia será na Câmara de Dirigentes Lojistas.
As discussões de reajuste salarial e outras melhorias para os trabalhadores da rede pública municipal começaram no mês passado, quando o sindicato pediu reajuste de 15%, sendo 6,5% de INPC (inflação), 3% de perdas de anos anteriores e 5,5% de aumento real, no entanto, o Executivo aponta apenas o reajuste de 6,48% para a categoria.
Ano passado, o reajuste para os servidores foi de 10%, contando com INPC, perdas de anos anteriores e aumento real. Atualmente, são cerca de 3 mil servidores públicos. Destes, 1,6 mil são filiados ao sindicato. A expectativa de participantes na audiência não foi destacada pelo sindicato.
Mês passado, durante passeata e protesto dos professores, uma comissão de servidores foi recebida pelo prefeito e fez diversas cobranças relacionadas ao plano de cargos e salários, reposição e fornecimento de material básico (giz, papel) para atividades nas escolas.
(Atualizada às 14h35)