A prefeitura de Sinop estará mudando a sede do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) para o bairro Jardim Imperial. O novo prédio foi doado pela Associação dos Moradores e será adequado pela Secretaria Municipal de Saúde, conforme a necessidade da instituição e dentro dos parâmetros exigido pelo Ministério da Saúde para acolher os pacientes.
De acordo com o secretário municipal de saúde, Gerson Danzer, essa transição ofertará uma melhor localização e acolhimento, além de trazer uma economia de R$ 106 mil por ano, valor esse, que é pago de aluguel pelo atual prédio.
A nova sede ficará localizada na rua das Gardenias, no bairro Jardim Imperial, e contará inclusive com uma horta comunitária, com livre acesso a toda a comunidade que tiver interesse em colaborar com o CAPS.
De acordo com a assessoria, a prefeitura de Sinop estuda ampliar os serviços do Centro Integrado de Assistência Psicossocial (CAPS), reforçando a política pública de saúde, tratamento e cuidado em diferentes eixos da saúde mental. A proposta em alinhamento na secretaria de Saúde consiste na criação de duas outras unidades do CAPS, específicas para o atendimento de dependentes químicos (CAPS ad) e do público infantil (CAPS i), ambas funcionando em um mesmo complexo, a ser construído em área institucional localizada no bairro Jardim dos Cravos.
Pelo projeto, a sede própria para os CAPS’s (ad e i) deve dispor de 1,3 mil metros quadrados, sendo implantada entre as ruas Rosana, Projetada 01 e Jaqueline, no bairro dos Cravos. Também está incluso, um espaço para o desenvolvimento de atividades coletivas internas e externas, hortaliças e pomares. Para execução das obras o município deve contar com repasses do Governo Federal.