A secretaria municipal de Saúde divulgou, hoje, balanço que, de janeiro do ano passado até o último dia 28, foram realizadas 976 cirurgias e 3.446 exames. Os números correspondem, apenas, aos serviços executados por meio do Programa Mais MT Cirurgias, que é uma parceria entre os governos Estadual e prefeitura, no qual os procedimentos são adquiridos via consórcio municipal de saúde.
Os investimentos foram de R$ 2,9 milhões, totalizando em 4,4 mil procedimentos, entre cirurgias vasectomia, tratamento cirúrgico de varizes, histerectomia e hernioplastia, por exemplo e exames, colocando Sinop em posição de destaque na realização de procedimentos entre os 15 municípios que compõe o Consórcio Intermunicipal de Saúde Vale do Teles Pires.
A rede pública de saúde do município é voltada, apenas, para a baixa e média complexidade, cabendo ao Estado e à União, tudo o que se refere à alta complexidade, como Unidades de Terapia Intensiva, cirurgias e vários outros procedimentos. Para sanar essa deficiência que afeta, diretamente, a população, Sinop e outras 14 cidades [Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Nova Marigná, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, Sorriso, Tapurah, União do Sul e Vera] se uniram e formaram um consórcio de saúde em parceria com o Governo do Estado.
“Sinop foi o município que mais executou cirurgias na região Teles Pires por meio do programa. A nível estadual, também ficamos entre os municípios com bom desempenho”, informou a secretária Municipal de Saúde, Daniela Galhardo.
Entre os exames, foram feitas tomografias computadorizadas diversas como de crânio, coluna cervical e coluna, por exemplo; ressonâncias magnéticas diversas, cateterismo cardíaco, cintilografia da tireóide e/ou captação iodo, cintilografia do miocárdio para avaliação da perfusão em situação de estresse e outros.
“Essa parceria beneficiou muito os pacientes. Lembrando que Sinop também tem investido muito em procedimentos e cirurgias que não são contempladas pelo projeto. Esse é um pedido do prefeito Roberto Dorner, que elimine a nossa fila de regulação”, completou Daniela, através da assessoria.