O prefeito Juarez Costa assinou, nesta manhã, a documentação de desapropriação da área de 612 hectares – entre o aeroporto e o rio Teles Pires- onde será implantado o centro de pesquisas da Embrapa Mato Grosso. A área foi trocada com um agricultor que recebeu outra, da prefeitura. “Fizemos uma permuta de uma área de 237 hectares do aeroporto com 612 hectares na frente do aeroporto”, explicou o prefeito Juarez. “Agora, a bancada federal trabalha a passagem para os donos dessa área de 130 hectares do antigo Instituto Brasileiro do Café para que vá para o fazendeiro também. Mas hoje a troca que se está definida e concluída é de 237 hectares do aeroporto e 612 na frente para que se comece a instalação”, acrescentou.
A licitação para as obras, segundo chefe administrativo da Embrapa, Tenisson Waldow, deve ser lançada em 45 dias. Hoje, a equipe de engenharia da Embrapa fará o primeiro levantamento da área e, amanhã, está previsto a realização do estudo topográfico. “Até o dia 22 de dezembro a obra estará empenhada e já iniciada, com previsão de término para 20 de novembro de 2010, a parte física”, explicou. A parte operacional da empresa está em funcionamento desde o dia 7 de maio. Alguns técnicos estão em Sinop, outro grupo de técnicos deverá chegar no próximo mês e, até o final do ano um grupo de pesquisadores começando as atividades de geração de conhecimento, independente da parte física.
Conforme o representante da Embrapa, a unidade atenderá tanto a parte agronômica como também a ambiental além da parte social, abrangendo unidades tanto de pequeno como de grandes produções. “Junto com isso, ajudar o Estado e a região na criação dos indicadores de produção que possam dar a garantia e competitividade a região Norte do Estado”, disse.
Além da assinatura da desapropriação da área confirmando a destinação dela para a construção da Embrapa, foi apresentada a planta da área e, assinados ainda convênios para a ampliação de escolas. Vereadores, secretários municipais e outras autoridades participaram da solenidade.
O vice-governador Silval Barbosa participou da solenidade, no estacionamento da prefeitura, bem como o presidente da câmara, Mauro Garcia, vereadores e secretários municipais.