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Sinop: prefeito manda apurar falta de atendimento médico em UBS após moradora gravar servidores

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Só Notícias (foto: reprodução)

O prefeito de Sinop, Roberto Dorner, determinou, ontem no final da tarde, que seja apurada denúncia feita por uma moradora que pessoas não estariam sendo atendidas na Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Sebastião de Matos, sob a suposta alegação de falta de funcionários e, os que foram em busca de atendimento, estariam sendo orientados a irem para outras unidades distantes de onde residem.

Dorner recebeu um vídeo, de uma moradora que foi levar a sobrinha, “com sintomas virais”, para ser atendida e diz ter sido informada que não haveria funcionários suficientes na unidade e que deveria buscar atendimento em outra. Na gravação, ela diz que “eles (servidores) não quiseram atender quem estaria com sintomas virais”. “Estão mandando de volta para casa ou para (a unidade de saúde) Primaveras”.

A moradora mostra, no lado externo da UBS do bairro Sebastião de Matos, vários automóveis. Ao entrar na unidade, ela questiona uma servidora se está havendo atendimento para pessoas com ‘sintomas virais’ e ouve que não. Ela continua a gravação mostrando alguns servidores em determinados departamentos da unidade mas, em algumas salas, não havia. Ao abrir a porta de um consultório médico, uma pessoa, que seria servidora pública, estava deitada na maca, usando telefone celular e logo se levanta ao perceber que estava sendo gravada. Em outra, também havia uma profissional, que seria médica,  estava sentada, usando o celular.

O prefeito demonstrou indignação com a situação. “A gente tá aqui trabalhando de manhã até a noite, na prefeitura, e pede para que atendam bem as pessoas, cada um tem que cuidar de seus compromissos”. “Fomos eleitos para cuidar do povo. Não é assim…”. “Ninguém vai procurar posto de saúde para brincadeira, vai procurar porque está realmente precisando de cuidados”. “Vamos atender as pessoas. Eu preciso que vocês ajudem a sociedade”, disse, referindo-se aos servidores.

“Não posso aceitar isso e já determinei que tomem providências porque não acredito no que estou vendo”, afirmou, irritado. “Pelo amor de Deus, vamos atender as pessoas”, “todos merecem respeito. Por mim todos seriam bem atendidos e cuidados. Porém, não é do jeito que a gente pensa”, acrescentou.

Dorner concluiu pedindo ‘desculpas’ a moradora que foi em busca de atendimento e não foi atendida e fez a gravação. “Tenho que saber do que se passa para tomar as providências e melhorar essas condições (de atendimento)”, finalizou.

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