O prefeito Juarez Costa, ainda não obteve resposta do Ministério da Saúde de quando será liberada a emenda com recursos para municipal de Sinop. De acordo com o prefeito, a negociação da liberação do recurso -que poderá ser entre R$ 6 e R$ 8 milhões- está sendo feita entre o secretário Estadual de Saúde, Pedro Henry, e o ministro Alexandre Padilha.
A negociação ainda não foi finalizada, pois o orçamento do Ministério da Saúde foi aberto ontem e, somente a partir de agora, deverá ser definido o valor do repasse destinado a compra de equipamentos para equipar o hospital, qie está parado desde 2008 quando a estrutura física ficou pronta. Conforme Só Notícias já informou, no início de fevereiro, o secretário estadual, governador Silval Barbosa e o prefeito cobraram do ministro a destinação de recursos para comprar bloco cirurgico, laboratórios e demais equipamentos.
Mês passado, após audiência com o ministro, Henry disse acreditar que, neste semestre, os recursos possam ser liberados. O hospital municipal tem 72 leitos e 10 para UTI, e está pronto e inaugurado desde o final de 2008, porém, não foi colocado em funcionamento devido a falta de verba para a compra de equipamentos.
Ano passado, o governo federal havia prometido liberar verbas para a unidade hospitalizar ser equipada, mas a promessa não foi cumprida.