Sinop será um dos 300 municípios brasileiros a receber, no próximo dia 9, em São Paulo, o prêmio ‘Municípios mais Dinâmicos do Brasil’, da Gazeta Mercantil. “O prêmio vem demonstrar de vez que nosso empresário é sério, passou pela crise, continuou vendendo, a população consumindo. Temos que louvar e reconhecer a força da nossa gente, que fez a diferença”, avaliou o prefeito Nilson Leitão, em entrevista coletiva, esta manhã.
A maior cidade da região Norte obteve a melhor perfomance dentre os municípios de Mato Grosso e ficou entre as 300 do país, quanto ao potencial de consumo, perfil socioeconômico, entre outros critérios. Em 2005 o mesmo jornal já havia conferido a Sinop o ‘título’.
“Foi uma surpresa agradável quando fomos comunicados que Sinop se tornou o município mais dinâmico de Mato Grosso e um dos 300 que mais cresceram no consumo, desde roupas, alimentos, veículos, bem como aumento no Índice de Desenvolvimento Humano”, declarou.
Para o prefeito, este será um termômetro para futuros investidores. “Não temos dúvida. Grandes grupos já voltaram a nos procurar e isto é bom para a cidade. Não é um mérito exclusivo da prefeitura, mas do mercado, daqueles que acreditam e continuaram investindo”, enfatizou.
Nilson Leitão ressalta que as projeções apontam para um novo ciclo econômico. “Nós vivemos um ciclo de de anos bons, tivemos crises e volta um novo, nos preparar para que nos próximos anos não tenhamos outras”, acrescentou.
Assistência Social
Nesta sexta-feira, em Curitiba, Sinop recebe outro prêmio. A cidade a única do Centro-Oeste reconhecida pela Câmara de Integração da América Latina, que avaliou, juntamente com o Ministério de Desenvolvimento Social, e outros conselhos, a atuação das Secretarias de Assistência Social em nível de Brasil.
“A avaliação foi feita no sentido de avaliar a implentação das novas políticas da assistência social em nível de Brasil, que é o Sistema Único da Assistência Social. Sinop está muito a frente de outras cidades da região”, declarou, ao Só Notícias, a secretária Renata Leitão.
Ela ressalta que dentre as novas políticas estão inclusas, ainda, a forma de atendimento descentralizado. Em um painel, Sinop apresentará as ações que realizou para os países que pertencem ao Mercosul.