O prefeito Roberto Dorner debateu com o general Luiz Fernando Estorilho Baganha, comandante Militar do Oeste, alternativas para agilizar os procedimentos de implantação do 9º Batalhão de Engenharia de Construção dos Exército (9º BEC), definida em dezembro de 2020, pelo ministério da Defesa. Eles conversaram, por videoconferência, sobre os passos para concretizar a instalação do batalhão.
Ainda não há definição do Exército de quando a obra começará. O principal impasse seria a falta de recursos financeiros. Diante da indefinição, o prefeito deve articular apoio da bancada federal para buscar agilizar a obra no ministério. No planejamento de 2021, a estimativa era de investimentos de aproximadamente R$ 188 milhões e as obras seriam executadas em aproximadamente quatro anos.
A área para construção, com 175 hectares, foi doada pela prefeitura e fica no bairro Alto da Glória e inicialmente seria para o 58º Batalhão de Infantaria Mecanizado. Posteriormente, o Exército decidiu mudar a sede do 9º BEC de Cuiabá para Sinop bem como a vila militar. O projeto foi apresentado à sociedade sinopense em evento promovido na câmara, em 2021.