O salário de muitos funcionários comissionados (nomeados) da prefeitura de Sinop pode ter reduções a curto prazo. O corte, segundo o prefeito Juarez Costa, é para reduzir os custos e pagar salários de servidores que recebem menos como motoristas, operadores, garis, dentre outros, e ” sempre ganharam uma miséria”, na avaliação do prefeito. Ele não informou qual deve ser o valor global a ser cortado dos salários, nem quantos servidores serão afetados com a medida.
Conforme Juarez, as alterações devem ser definidas com a conclusão de uma reforma administrativa, elaborada pelo vice prefeito Aumeri Bampi, exclusivamente para os servidores que exercem cargos de confiança no segundo escalão. “Aqui tem gente que ganha mais que os secretários. Queremos é fazer esse impacto para diminuir os comissionados. Inclusive até algumas demissões se forem necessárias”, destacou o prefeito. Outra preocupação com os cortes é viabilizar o pagamento do 13º.
Todos os servidores municipais recebem aumento anual, previsto em lei. Agora, com esse estudo, “queremos diferenciar aqueles que ganham pouco”, segundo Juarez. Atualmente, a prefeitura conta com 3.363 servidores, deste número, cerca de 200 corresponde a trabalhadores que ocupam cargos comissionados. A atual administração fez, no início do ano, diversas contratações para o 2º escalão. Recentemente, houve algumas demissões para enxugar a folha.