A prefeita de Sinop, Rosana Martinelli (PR), esteve reunida com o corpo clínico e diretores administrativos da Fundação de Saúde Comunitária de Sinop, do Hospital Santo Antônio e pediu a compreensão dos profissionais para que não sejam paralisados os partos, via Sistema Único de Saúde (SUS), realizados na unidade hospitalar. Por meio da assessoria a prefeita afirmou que os partos não serão suspensos. “Nesse momento difícil as mulheres estão ansiosas diante da divulgação da paralisação do atendimento, mas nós estivemos conversando e pedindo a sensibilidade e compreensão. Nós estamos apoiando esse corpo clínico, porque também entendemos que o Estado tem que repassar os recursos e nós estamos a meses pedindo socorro pela saúde do nosso município”, declarou.
O ginecologista e obstetra Walter Esteves, um dos médicos que atende no hospital e participou da reunião, também garantiu que os profissionais estão empenhados em atender as gestantes, via SUS. “Nós como ginecologistas priorizamos a saúde das mulheres e a questão de dar qualidade a um nascimento, um parto tranquilo com cuidado e atenção. Todos nós fomos preparados para isso e é muito importante ter o apoio da prefeita, que vem nesse momento e se solidariza e se compromete estar junto conosco. Estamos a cinco meses sem receber, mas vamos continuar a fazer aquilo que escolhemos fazer”, informou o médico.
O secretário Municipal de Saúde, André Marchioro, bem como a direção do hospital, também participaram da reunião. A administração municipal se comprometeu a auxiliar na busca de soluções para que a Secretaria de Saúde do Estado realize os pagamentos aos profissionais.