A prefeita Rosana Martinelli (PR) decidiu não decretar ponto facultativo na prefeitura, secretarias e demais órgãos municipais na segunda, quarta ou sexta-feira da próxima semana. No dia 13 (padroeiro de Sinop, Santo Antonio) é feriado municipal e dia 15 (Corpus Christi) é ponto facultativo. "Estamos pensando na população para que não fiquem desassistidas da oferta dos serviços públicos. Seriam muitos dias de portas fechadas sem fornecer serviços imprescindíveis à comunidade", avaliou a gestora.
Na terça e quinta-feira, os órgãos da administração pública estarão fechados mas não haverá mudanças nos serviços essenciais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), aeroporto, coleta de lixo e da guarda de trânsito. A prefeitura confirmou que na segunda, quarta e sexta-feira haverá expediente normal. Nas escolas, que mantém um calendário próprio, haverá ponto facultativo no dia 16, exceto na secretaria.
A Câmara dos Dirigentes Lojistas sinopense esclareceu, há poucos dias, que os empresários poderão abrir seus estabelecimentos normalmente no feriado nacional do dia 15 (Corpus Christi) e não serão obrigados a ter alvará especial para funcionamento ou pagar hora extra para funcionários. Sinop tem mais de 10 mil empresas, nas mais diversas atividades, em funcionamento.
(Atualizada às 7h45)