A prefeita Rosana Martinelli (PR) entregou, esta manhã, a mais nova unidade de ensino voltada ao atendimento de crianças da educação infantil. A Escola Municipal EMEI Tatiana Belinky vai atender quase 400 crianças com idades entre 4 e 5 anos, no bairro São Cristóvão. Criada por meio de um decreto do Poder Executivo, de abril deste ano, a escola funciona em dois prédios locados provisoriamente pelo município. O primeiro deles é o espaço onde, aos fins de semana, funciona a Obra Kolping do Brasil, na estrada Jacinta, e, o segundo, contempla um conjunto de salas do complexo catequético da Paróquia São Cristóvão.
O prédio da obra social é o mesmo que, anteriormente, vinha sendo utilizado pelo município como uma extensão da EMEI São Cristóvão e, na qual, já estudavam, desde o primeiro bimestre, 200 alunos. Agora, o espaço ganha autonomia, tornando-se a EMEI Tatiana Belinky. O restante do público que passa a ser atendido pela nova escola vai estudar no anexo paroquial. Nesta sexta-feira, uma solenidade com a presença de representantes dos poderes Executivo e Legislativo municipal, Conselho Municipal de Educação, Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Sinop e comunidade local marcou as boas vindas e a ativação oficial da Escola Municipal.
Durante o ato, os participantes acompanharam a entrega e conheceram o novo conjunto de salas anexas à Paróquia, que atenderá crianças das turmas de pré 1, 2 e 3, com 180 alunos. Em discurso durante a cerimônia de ativação, a prefeita Rosana Martinelli destacou a importância do empreendimento para a comunidade, além da parceria com a Igreja Católica em ceder o espaço, podendo ser transformado em uma unidade educacional.
"O objetivo principal neste primeiro semestre é colocar o maior número de crianças em sala de aula. Estamos conseguindo e zerando em vários bairros a demanda por vagas. Aqui, estamos atingindo mais um objetivo no bairro São Cristóvão com esta unidade, acolhendo mais 180 crianças e com a possibilidade de expansão. A Igreja Católica tem sido uma grande parceria da Administração há muito tempo. Queremos agradecer pela sensibilidade de verificar a necessidade e estar disponibilizando o centro catequético. Muito obrigado à igreja por essa gestão compartilhada".
Pároco da Paróquia São Cristóvão, o padre Nelson Koch lembrou do papel social da igreja e também ressaltou a parceria estabelecida com o Poder Executivo. "A igreja tem este compromisso social de abrir seus espaços para atender a demanda da sociedade. Não podemos deixar espaços tão amplos para serem usados em apenas alguns eventos. Com certeza, estaremos sempre abertos a parcerias para que o poder público use estes espaços para o bem da sociedade como todo. E, aqui, em especial, para a educação".
Na composição total, isto é, quando considerados os dois prédios da EMEI Tatiana Belinky, são oito salas de aula (4 em cada um), abrigando 16 turmas entre os períodos vespertino e matutino. No novo bloco, entregue nesta sexta, há, além das turmas de 4 e 5 anos, duas turmas com crianças de três anos. "A princípio, atenderíamos crianças de 4 e 5 anos que é a demanda obrigatória para o município. Mas conseguimos atender toda demanda desta faixa etária e ainda tínhamos duas salas ociosas e conseguimos, junto com a Secretaria de Educação, abrir duas salas com crianças de 3 anos, que ainda é a demanda maior. É um sentimento de gratidão por ter conseguido este espaço e a igreja estar sendo parceria", lembrou a diretora Silvana Piccoli.
Além do bairro São Cristóvão, a EMEI Tatiana Belinky atende crianças de pontos adjacentes, como Pérola, Ibirapuera, Menino Jesus, Vilas Lobo, Juliana, Santana e o bairro Sebastião de Matos. O corpo docente e técnico é formado por professores (13), secretário (1), bolsistas auxiliares (8), auxiliares de infraestrutura (5), auxiliares de nutrição (4), diretor (1), coordenador (2). "Esta é uma região com grande demanda e procura. Conseguir realizar este empreendimento toca nosso coração por ser, inicialmente, a primeira unidade aberta na gestão Rosana Martinelli, compreendendo um complexo de 20 unidades de educação infantil, que é o grande ponto forte do município", enfatizou a secretária de Educação, Esporte e Cultura, Veridiana Paganotti.
Juntas, todas as escolas de educação infantil de Sinop abrigam mais de 5,8 mil estudantes. Quando somado aos estabelecimentos de ensino fundamental (EMEBs), o número de crianças e adolescentes atendidos pela rede pública municipal sobe para mais de 14,8 mil pessoas. Sinop conta, atualmente, com 20 Escolas Municipais de Educação Infantil.