A prefeita Rosana Martinelli inaugurou, há pouco, a Central de Regulação do Município, na avenida das Itaúbas, esquina com Palmeiras, com objetivo de maior agilidade no atendimento, acesso a informações e encaminhamento de exames de pacientes. “Essa central é o direcionamento de todos os exames, vai estar tudo centralizando e que possamos fazer essa distribuição tanto para especialidades médicas quanto os encaminhamentos para o Estado. Estamos fazendo adequações na saúde para melhorar o atendimento, principalmente na humanização” e “queremos agilizar o atendimento”, disse.
Com a nova estrutura, a previsão da prefeitura é que haja condições de se dimensionar melhor as necessidades da população. “Hoje muitos documentos de pacientes são entregues direto ao Hospital Regional ou regulação do Estado, e a prefeitura não tem como dimensionar a capacidade de atendimento e também a real necessidade do que as pessoas estão precisando. Agora poderemos ter um diagnóstico, quantos exames foram feitos, o que falta e o que precisa para estarmos solucionando o problema dos exames”, acrescentou
A coordenadora Elivanda Abreu, explicou que a central “é responsável por gerenciar todas as unidades solicitantes, como por exemplo o Ciams, o centro da André Maggi e alguns postos de saúde”. “Então, essas centrais solicitantes quando não conseguem resolver uma demanda encaminham para cá e resolvemos. O que não podemos solucionar, que não nos compete, encaminhamos ao Estado. Além do atendimento, fazemos essa ponte, com documentações, entre outros”
Durante o período de pandemia, o atendimento será limitado, mas a projeção é que quando a situação se normalizar seja estendido para 12h. “Assim que acabar a pandemia funcionará das 8h às 18h sem pausa para almoço. Por enquanto está funcionando das 7h às 13h por estarmos com uma equipe reduzida e fazendo escalas”, completou.