PUBLICIDADE

Sinop: poucos eleitores procuram cartório para regularizar título

PUBLICIDADE

Poucos eleitores que faltaram a três eleições consecutivas procuraram, até o momento, o Cartório Eleitoral de Sinop para realizar a regularização do título. O prazo para ajuste no cadastro encerra do dia 14 de abril. De acordo com o chefe da 22ª Zona Eleitoral, Wedson Marques do Amaral, há pouca procura pelo serviço. “Infelizmente, o cidadão se atenta a este fato somente quando ver que tem um impedimento legal com o cancelamento do título”.

De acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE), há quase 40 mil eleitores que correm o risco de terem os documentos cancelados. No entanto, levantamento realizado até o dia 31 de março apontava que apenas 1.149 pessoas procuraram os cartórios do Estado para regularizar a situação cadastral.

Em Sinop, há 1.780 eleitores que não votaram e nem apresentaram justificativa e correm o risco de perder o título. Cuiabá é o que tem o maior número de eleitores nesta situação, 8.117. Várzea Grande vem em seguida com 3.372. Em Rondonópolis, 1.847 correm este risco.

O cancelamento dos títulos é uma praxe do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que, após processar as informações de quem compareceu e deixou de votar nas eleições, identifica os eleitores que faltaram aos três últimos pleitos. Em todo o país, são mais de 1,4 milhão de eleitores passíveis de terem o título cancelado.

O cancelamento programado pelo TSE não inclui os eleitores que se ausentaram, mas justificaram a ausência de alguma forma, seja comparecendo a uma sessão eleitoral para justificar, seja encaminhando justificativa diretamente ao juiz eleitoral. O prazo para regularização vale apenas para aqueles que faltaram e não justificaram a ausência nas eleições.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Projeto do voto impresso nas eleições avança na Câmara; 4 deputados de MT favoráveis

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou...

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...

Senador mato-grossense propõe semana para incentivar educação cidadã

O senador Jayme Campos (União-MT) apresentou um projeto de...

Juíza nega pedido e mantém diplomação do prefeito eleito de Sorriso

A juíza Emanuelle Navarro Mano negou, esta tarde, pedido...
PUBLICIDADE