A Câmara de Sinop já recebeu 40 questionamentos feitos pela internet, além de pessoas que procuraram pessoalmente a sede, com intuito de participar da consulta pública sobre a Usina Hidrelétrica de Sinop. A medida é uma das ações da comissão de vereadores, criada para acompanhar a implantação do empreendimento, para esclarecer dúvidas.
Qualquer cidadão pode participar da consulta. Até o dia 31 deste mês, a comissão estará colhendo perguntas feitas pela população sobre a implantação da usina. O objetivo é levar a empresa responsável pela obra para que esclareça as dúvidas. Os questionamentos podem ser feitos pelo site da Câmara, www.sinop.mt.leg.br, ou na própria sede do Legislativo, das 12h às 18h.
Segundo o presidente da comissão, Jonas Henrique de Lima, será feito uma avaliação das perguntas e em seguida levadas à Companhia de Energia de Sinop (CES), responsável pela implantação da usina, para que dê respostas. “Esse levantamento é necessário, pois muitas dúvidas seguem a mesma linha, tem o mesmo sentido e, consequentemente terão a mesma resposta”, explicou os motivos da avaliação. “Como a população não tem acesso à empresa, nós (vereadores) vamos fazer esse papel e buscar junto a CES as respostas. A consulta é uma importante ferramenta para que o povo possa tirar suas dúvidas e não ficar esperando respostas que não são dadas”, enfatizou quanto a importância da participação da população.
Também fazem parte da comissão os vereadores Fernando Assunção, relator, Cláudio Santos e Fernando Brandão, membros. Movimentos, instituições e entidades como, Fórum Teles Pires, Movimento dos Sem Terra (MST), Associação da Colônia de Pescadores, Gleba Mercedes, Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB), Unemat, Sindicato dos trabalhadores, entre outros, também acompanham e apoiam os trabalhos da comissão.