PUBLICIDADE

Sinop pode ter 70 mil eleitores no ano que vem

PUBLICIDADE

Sinop pode ter um aumento de 6% no eleitorado, até ano que vem, totalizando 70 mil eleitores. A previsão é do Cartório Eleitoral e é baseada na média de novos títulos emitidos, visando as eleições municipais, o total de jovens que completarão 16 anos nesse período, as transferências de outras cidades, entre outros fatores. O município possui o maior colégio eleitoral do Nortão e o quarto maior do Estado, estando atrás de Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até maio foram alistados 66.261 mil eleitores. Somente entre novembro do ano passado e junho passado, ganhou cerca de 2,5 mil. Mas, conforme o chefe do cartório José Hamilton Pexe, subtraindo-se o total de cancelamentos dos títulos e as transferências, houve uma redução no eleitorado.

“Tivemos este acréscimo de mais de dois mil no período, mas também tivemos muitos cancelamentos, referente a época da regularização do título, para quem não votou nas duas últimas eleições e no referendo. Somando com o número de títulos transferidos e de pessoas que faleceram houve uma redução de 300 eleitores”, destacou.

A tendência, conforme Pexe, é que nos próximos meses o número de alistamentos volte a crescer. “É normal esta redução e a tendência a partir de agora é retomar o crescimento, baseado em estatísticas”, acrescentou. A Justiça poderá emitir novos títulos, fazer transferência, além de outros procedimentos, até maio de 2008, quando fecha o cadastro para as eleições municipais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE