O governo federal analisa um projeto da prefeitura de Sinop para liberação de verba destinada a obras de esgoto, asfalto e também calçadas, em pelo menos 10 bairros. O diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAES), Juventino Silva, disse, ao Só Notícias, que ele já passou pela primeira fase, a de seleção, sendo aguardado posicionamento da União.
O valor total que pode ser destinado pelo governo federal só deve ser conhecido ano que vem, se aprovada a transferência da verba, bem como metragem das obras de asfalto previstas, ligações do esgoto e extensão das calçadas. Juventino afirmou que entre os bairros beneficiados estão o Jardim Europa, Novo Estado, Santa Rita e Jardim Imperial.
Conforme Só Notícias já informou, pelo menos em relação ao esgoto, já há obras em andamento na cidade, previstas para englobarem todo quadrilátero central, também atingido áreas como o setor comercial e bairros como o Primaveras e o Palmeiras. Elas estão orçadas em R$ 39,6 milhões, com instalação de 206 mil metros quadrados de rede coletora e cinco estações elevatórias. Cerca de 12 mil ligações imediatas são previstas.
A estação de tratamento deve ter vazão de cem litros por segundo. A empreiteira tem até agosto do ano que vem para terminar os trabalhos, no entanto, no cronograma deve ser revisto devido a dificuldades na contratação de mão de obra e também as chuvas.