O projeto de lei do poder executivo que implanta o plano municipal de gestão de resíduos sólidos vai à 2ª votação na câmara, na sessão de hoje. A proposta atende às determinações da Política Nacional de Resíduos Sólidos, visando regulamentar a gestão integrada e gerenciamento ambientalmente adequado do lixo no município.
“É um projeto bem elaborado, para se ter uma ideia são mais de 500 páginas, ele compreende o manejo de todo tipo de resíduos sólidos”, afirmou, ao Só Notícias, o secretário de Meio Ambiente, Jorge Muller, acrescentando que a prefeitura recolhe diariamente cerca de 20 caminhões de grandes resíduos como geladeira e fogão descartados irregularmente em terrenos baldios e loteamentos em fase de construção, um dos problemas da secretaria. Se aprovada, a lei proverá ações adequadas para manejo deste e de outros tipos de materiais.
O prefeito Roberto Dorner (PL) destaca, na mensagem aos vereadores, que a normatização “é condicionante para acesso aos recursos da União destinados a empreendimentos e serviços fundamentais para a limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos”.
O projeto ainda prevê a prevenção e a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.