O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso confirmou que 1.668 títulos eleitorais em Sinop foram cancelados devido ao não comparecimento dos eleitores às urnas nos últimos três pleitos consecutivos e, também, por não atenderem a convocação da Justiça Eleitoral para regularização encerrada em 25 de abril. Não foi confirmado quantos títulos foram regularizados no mesmo período.
Agora, para o eleitor cujo título foi cancelado conseguir regularizar a situação, ele deverá procurar o cartório eleitoral com documento oficial com foto, comprovante de endereço e pagar eventuais multas que tenha perante a Justiça Eleitoral. Dados do TRE apontam que no município há registrados 81,2 mil eleitores.
Em Mato Grosso, conforme Só Notícias informou, cerca de 39,6 mil eleitores estavam sujeitos aos cancelamentos e, destes, apenas 4,9 mil procuraram o cartório eleitoral e sanaram as pendências. Em Cuiabá foram 7.186 cancelados; em Várzea Grande atingiu 2.740; Cáceres somou 1.141 e Rondonópolis alcançou 2.149. Em todo o país foram cancelados mais de 1,3 milhão de títulos.
Com o título cancelado, o eleitor não poderá obter certidão de quitação eleitoral, documento fundamental para elaboração da carteira de identidade, passaporte, efetuar ou renovar matrícula em estabelecimento de ensino e tomar posse em cargo público.