A prefeitura finaliza os procedimentos para emitir a ordem de serviço e autorizar o início das obras da rede de esgoto em 40% da cidade. A expectativa, segundo o prefeito Nilson Leitão, é que os trabalhos iniciem até final de junho, prazo previsto para conclusão do projeto executivo e mobilização da equipe. “Estamos caminhando em fase de licitação. Espero que até final de junho consigamos medir e iniciar as outras estações”, explicou.
Os recursos que serão investidos no projeto – R$ 39 milhões – já foram autorizados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e serão liberados conforme execução da obra. Mesmo sendo ano eleitoral, conforme Leitão, o município não deve ter restrições para iniciar a obra. “A lei diz que não pode ter transferências da União e do Estado, ou vice-versa. Essa transferência (para a obra) é de dinheiro financiado, a prefeitura está pegando emprestado e dando em garantia seus patrimônios e vai pagar a conta”, acrescentou.
A prefeitura também dará contrapartida de R$ 13 milhões para garantir a construção dos 162.896,15 metros de rede coletora, mais 1,5 km de emissário para chegar até a estação de tratamento, interligando cerca de 7 mil residências ao sistema.
O lançamento das obras, inclusas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), pode ter a presença de autoridades. O convite foi feito ao presidente Lula e ao ministro das Cidades, Márcio Fortes de Almeida, mas ainda não confirmaram presença.
(Atualizada às 09:45hs)