O Ministério Público Federal (MPF) em Sinop determinou que a prefeitura forneça cópias do programa de segurança que monitora a área operacional do aeroporto municipal presidente João Batista Figueiredo. O inquérito, instaurado pelo procurador André Bueno da Silveira, determina que a administração deve informar se houve aprimoramento do sistema após o incidente ocorrido no ano passado, quando um helicóptero modelo BH06 L4, utilizado pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), teve um fio elétrico cortado.
A investigação deve apurar eventual comprometimento da segurança, desde a captação de imagens e fiscalização de pessoas que têm ingresso à área restrita, como a pista de pouso e decolagem e hangares de guarda das aeronaves.
O helicóptero era utilizado, em setembro do ano passado, para fiscalizações em áreas com indícios de desmatamento ilegal na região Norte de Mato Grosso e no Sul do Pará. Na ocasião, segundo a assessoria do Ibama, os pilotos identificaram, antes de decolar, por meio do computador de bordo, uma pane na aeronave. O mecânico da aeronave descobriu que um cabo de energia estava cortado.
Conforme Só Notícias já informou, a denúncia foi feita à Polícia Federal, que analisou as imagens das câmeras de segurança do aeroporto e encaminhou o helicóptero para a perícia.