Os protestos durante as sessões da câmara de vereadores têm se tornado frequentes nos últimos meses. Ontem, foi a vez de um grupo de moradores cobrar melhorias para os bairros Vila Mariana, Juliana, América, Chácaras Boa Vista e Belo Ramo. O alvo dos protestos novamente foi a prefeitura. Entre as reivindicações estão a construção de creches, postos de saúde, áreas de lazer, pavimentação asfáltica e contratação de mais agentes de saúde.
Empunhando cartazes com frases como “Bairro Belo Ramo pede asfalto há anos… Cadê o dinheiro da obra prefeito?” e “No Sebastião de Matos também tem mães trabalhadoras. Termine nossa creche!”, os manifestantes acompanharam toda a sessão. Ao final, se reuniram com alguns vereadores para discutir o que poderia ser feito em relação às cobranças.
De acordo com a assessoria do Legislativo, foi pré-definida a criação de uma comissão, composta por parlamentares e secretários municipais para tentar viabilizar algumas das demandas. A comissão pode ser efetivada ainda esta tarde. Os vereadores Fernando Brandão (SD) e Ademir Bortoli (PROS), segundo a assessoria, encabeçam as discussões.
Nos últimos meses, moradores de diversos bairros foram à câmara para protestar. No início de junho, várias pessoas que residem no Jardim Umuarama 1 cobraram o prefeito Juarez Costa (PMDB) pela promessa de asfalto não cumprida. Poucos dias depois, foi a vez dos moradores do Setor Industrial reivindicar a pavimentação. Eles alegaram que, há cerca de seis anos, esperam a prefeitura asfaltar a região.
Já em agosto, cerca de 30 pessoas foram à câmara, também “munidos” com cartazes, para pedir à prefeitura, um terreno para implantar a Pastoral da Criança, no bairro Gente Feliz. Agentes de saúde e de combate às endemias ainda participaram da sessão do último dia 3. Eles cobravam a redução da jornada de trabalho, alegando tempo excessivo de exposição ao sol.
(fotos: reprodução)