Mais de 50% das vagas de agendamento para o cadastramento biométrico no sistema do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso têm sido preenchidas pelo eleitores de Sinop. Desse total, apenas 20% comparecem nos dois cartórios. A meta de cadastramento estabelecida pelo Tribunal Regional Eleitoral para o município é de 53 atendimentos diários.
Segundo o chefe de cartório, Valdinei Rondon, menos da metade desses eleitores comparce na data agendada. “Todos os dias, as vagas no sistema estão completas, mas o eleitor que não comparece tem que fazer um novo agendamento, impedindo assim que outros interessados façam o cadastramento no sistema", explica.
O números de atendimentos deve dobrar para 80, mês que vem, desafogando o sistema de agendamento. “Muitos que não fizeram o agendamento procuram o cartório e tem que esperar para ser atendido porque o eleitor agendado tem preferência no atendimento”, acrescentou. Atualmente, quatro funcionários fazem os atendimentos nas centrais dos cartórios eleitorais.
O eleitor que agenda seu atendimento e comparece com antecedência tem maior comodidade. Já os que deixam para a última hora correm o risco de não conseguir atendimento e ter seu título cancelado. Todo sistema biométrico é preparado para reconhecer, verificar ou identificar uma pessoa que foi previamente cadastrada. O objetivo da justiça eleitoral é implantar um sistema ainda mais seguro e evitar risco de fraudes na eleição. O último prazo regularização dos títulos de eleitor e cadastramentos espontâneo encerra no dia 4 de maio do ano que vem.
Para fazer o agendamento, o eleitor deve ligar gratuitamente para o telefone 0800-647-8191 de segunda a sexta-feiras, das 7h30 às 18h. O mesmo serviço pode ser obtido no site do tribunal.
Sinop é o quarto maior colégio eleitoral do Estado, com aproximadamente 85,5 mil eleitores, o que representa 4% do eleitorado de Mato Grosso.