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Sinop: Mangabeira debate amanhã verbas para estradas e sistema agropastoril

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O ministro Mangabeira Unger debate, amanhã, com prefeitos, presidentes de sindicatos, entidades e associações no Nortão o plano amazônia sustentável – a área de influência da BR-163: estradas vicinais e programa de recuperação de áreas degradadas”, entre o Ministério de Assuntos Estratégico, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – Dnit, Ministério dos Transportes e os mais de 40 prefeitos cujos municípios fazem parte da área de influência da BR-163. A reunião, no parque florestal, às 15h, servirá para que os representantes dos municípios debaterem com a União opções viáveis sobre a construção de estradas vicinais e a recuperação de áreas degradadas.

Um levantamento inicial realizado pelo Ministério dos Transportes aponta que inicialmente BR-163 deverá contar com 45 estradas vicinais de aproximadamente 100 km cada uma. A BR-163 é um dos mais importantes canais de escoamento da produção do Centro-Oeste e do Norte do país. O trecho da BR-163 entre Cuiabá e Santarém (PA) atravessa uma das regiões mais importantes da Amazônia do ponto de vista do potencial econômico, diversidade biológica, riquezas naturais e diversidade étnica/cultural.

A região Centro-Norte de Mato Grosso abriga um dos pólos agrícolas mais produtivos do país, com destaque para a produção de soja, porém o estado precário das rodovias da região tem sido grave obstáculo para o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida da população.

Em toda sua extensão, a BR-163 possui 3.467 quilômetros, desde Tenente Portela (RS) até Santarém (PA). De Cuiabá (Trevo do Lagarto) a Santarém são 1.780 quilômetros dos quais 953 Km ainda não foram asfaltados. Do total sem asfalto, apenas 53 quilômetros fica em Mato Grosso, no trecho entre Guarantã do Norte e a Divisa com o Pará.

O maior e mais problemático trecho sem asfalto da BR-163, de 900 quilômetros, fica no lado do Pará, pois dos 1.065,7 quilômetros entre a divisa com Mato Grosso, até o Porto de Santarém, apenas 112,7 quilômetros estão pavimentados. A situação da rodovia naquele Estado é precária, com pontes de madeira extremamente inseguras e grandes atoleiros no período das chuvas que a tornam praticamente intransitável.

Programação do encontro:

9h no Sindicato Rural, reunião com as lideranças do Estado do MT, na região de influência das BR’s 163 e 158 sobre o tema “Novo Modelo Agropastoril e Logístico”;
“logística e rede de estradas vicinais (BR’s 163 e 158)”;
“Intensificação Produtiva para a Geração de Oportunidades Econômicas”.

11h – reunião com o ministro Roberto Mangabeira Unger, o governador Blairo Maggi e demais lideranças sobre a área de influência das BR’s 163 e 158.

15h – parque florestal de Sinop – debate sobre novo modelo agropastoril e logístico para o Estado do Mato Grosso, o qual será desdobrado em duas perspectivas:

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