O analista judiciário Valdiney Rondon, informou, ao Só Notícias, que 72,9 mil eleitores ainda não fizeram o cadastro biométrico, que passou a ser obrigatório no município desde março passado. A partir do dia 2 de fevereiro do ano que vem, o eleitor que não tiver feito biometria terá automaticamente o título cancelado e não poderá votar nas próximas eleições.
Para fazer o cadastro é preciso entrar no site do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE) e agendar o atendimento nassduas zonas eleitorais de Sinop. “Como a procura tem sido grande, já estão esgotados os agendamentos de junho. Ontem abrimos a agenda para julho. Estávamos atendendo 173 eleitores por dia, cerca de 4.500 por mês, mas a prefeitura cedeu alguns servidores e vamos aumentar 500 atendimentos mensais”, explicou Valdiney.
O analista acrescentou que há muitas pessoas que marcam e não comparecem ao cartório. A ausência chega a 40%. Ele ressalta que na hora do agendamento é possível cadastrar o e-mail, por onde o sistema manda uma mensagem um dia antes da data marcada para lembrar o eleitor.
Quem tiver título cancelado não pode obter passaporte, tomar posse em cargo público, fazer ou renovar matrícula em instituições de ensino oficial ou fiscalizada pelo governo.