Balanço do Cartório da 32ª Zona Eleitoral de Sinop aponta que dos oito mil títulos eleitorais que deveriam ter sido trocados, até sábado (2), com os três primeiros mutirões realizados nas seções de sete escolas, apenas 2.423 foram substituídos. Ou seja, mais de 5,5 mil eleitores não fizeram as trocas, necessárias devido a transferência da zona, anteriormente sediada em Pedra Preta para Sinop, onde já estava instalada a 22ª Zona Eleitoral. O eleitorado foi dividido entre as duas.
O primeiro mutirão foi realizado dia 18 de junho, nas seções das escolas Ana Sena, Edeli Mantovani, Lizimara de Almeida e Renê de Menezes. O segundo, dia 25 do mesmo mês, nas escolas Uilibaldo Gobbo e Rosa dos Ventos. O terceiro foi no último dia 2, na escola Paulo Freire. As pessoas que não trocaram devem aguardar novas instruções que serão divulgadas a partir de 20 de agosto pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Ao todo, na cidade, 42 mil títulos devem ser substituídos.
A troca também acontece nos outros dois municípios que integram a zona. Em Cláudia, pode ser feita até 31 de outubro no posto eleitoral, das 7h30 às 10h30, e das 13h30 às 16h30. Já em União do Sul,poderá ser feita no posto eleitoral, das 8h às 11h, e das 14h às 17h. O número de eleitores somados, nos dois municípios ultrapassa dez mil.
Confira a programação dos mutirões sinopenses:
9 de julho
Escola Ênio Pipino
16 de julho
Escola Jurandir Mesquita
23
de julho
Escola Sadao Watanabe
30 de julho
Escola Armando Dias
Dias 20 de junho a 31 de outubro
Escolas rurais Valmor Copati (Campos Novos) e Carlos Drummond de Andrade (Agrovila)
6 de agosto
Escola Rodrigo Damasceno
13 agosto
Escola Pissinati (Jardim Primaveras)
20 agosto
Centro Lindolfo Trierweiller (Unemat).