A audiência pública para apresentar e discutir a proposta de projeto de lei de revisão do Plano Diretor de Sinop foi ontem à noite, no centro de eventos. Segundo o Diretor do Prodeurbs-prefeitura, Luiz Magnani, mais uma etapa foi concluída, para elaboração do plano, com ampla participação. “A discussão é importante, porque estamos delimitando questões do município, que serão implementadas pelos próximos 10 anos. Foram várias etapas, com as leituras comunitárias, audiências virtuais, audiências públicas, a conferência da cidade, entre tantos procedimentos importantes de participação popular. Vários setores da sociedade foram ouvidos, desde entidades, empresas, ongs, universidades, empresários, construtores, corretores, enfim, uma grande participação”, concluiu. O plano é o principal instrumento de planejamento e gestão territorial da cidade, responsável por orientar o desenvolvimento urbano e as ações dos agentes públicos e privados, com as bases para o desenvolvimento organizado e sustentável do município.
O presidente da câmara, Paulinho Abreu, disse que embora tenha sido a “audiência final do plano diretor, não significa que está encerrado, ainda estará aberto a contribuições, de forma virtual, para que todas as sugestões sejam analisadas e por fim chegar como projeto de lei à câmara. Gostaríamos de tranquilizar a população que a câmara de vereadores também estará aberta a ouvir sugestões, caso não tenham sido sanadas todas as demandas que vão surgir” e “que as alterações necessárias serão feitas, para que a gente possa aprovar o melhor plano diretor pra Sinop”, disse.
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sinop, Clayton Laurindo, disse que “é importante que as entidades tenham também vez e voz na discussão desse assunto, que afeta a todas as pessoas, o cidadão, o empreendedor, as entidades, enfim todos os moradores. A Aces cumpre com sua missão ouvindo os associados e trazendo as contribuições pra dentro da discussão do plano diretor e contribuindo na elaboração dessa minuta. Para construir um projeto que atenda as necessidades de todos, é uma lei que precisa ser muito bem analisada, é por isso que precisamos discutir isso com muita calma, independência, imparcialidade e principalmente respeito a todas as pessoas que participam da discussão”, disse, através da assessoria.
A consulta pública virtual, disponibilizada no site do Plano Diretor, permanece aberta, é possível enviar dúvidas, sugestões e contribuições através de formulário digital, que ficará disponível até o próximo dia 13, e o morador pode conferir todas as etapas realizadas. Entre as principais já realizadas estão diagnóstico situacional, com levantamento de campo para reconhecimento territorial e análise da dados; formulação de propostas preliminares de nova estruturação do desenvolvimento urbano; leituras Comunitárias, com realização de eventos públicos direcionados à toda população; conferência municipal da cidade e consulta pública virtual.
Semana passada, conforme Só Notícias já informou, dirigentes da UNESIN (União das Entidades de Sinop) se reuniram com o prefeito Roberto Dorner e manifestar contrariedade com algumas mudanças propostas, na minuta do plano diretor, feita pela empresa contratada para apresentar as modernizações.