O primeiro suplente de deputado federal Nilson Leitão (PSDB) declarou que poderá ser candidato à prefeitura de Sinop, em 2012, caso não reverta no TSE a decisão que mudou o coeficiente eleitoral e, de eleito em 3 de outubro, passou para suplência. “Quero ser deputado federal, fui eleito para isso. Mas será o caminho natural [candidatura a prefeito] caso não garanta o mandato de deputado”, disse. Se conseguir assumir como deputado, Leitão disse que ficará em Brasília e não disputará o pleito de 2012. No entanto, se não houver êxito, o tucano disse que vai colocar seu nome dentro do partido e para à disputa. “Vou colocar meu nome à disposição do partido e ele será avaliado”.
Esta foi a primeira vez que Leitão admitiu concorrer à prefeitura. Esta pretensão do tucano cria um novo cenário na base aliada entre PSDB/DEM, pois o ex-deputado estadual Dilceu Dal Bosco (DEM), que foi candidato a vice-governador, também tem a intenção de concorrer a prefeito em 2012. Ele admitiu sua pretensão eleitoral em entrevista ao Só Notícias.
Leitão disse que ainda acredita na reversão de sua situação para que possa garantir sua vaga entre os oito deputados federais. Para isso, há alguns recursos protocolados por ele, pela coligação, além de outros partidos políticos pelo país que passam pela mesma situação, tanto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quanto no Superior Tribunal Federal (STF).
Conforme Só Notícias já informou, Leitão foi eleito deputado federal no dia 3 de outubro do ano passado. Mas após a decisão do TSE de liberar o registro de canditura do deputado federal reeleito Pedro Henry (PP), atual secretário de Estado de Saúde, passou a ser primeiro suplente. Em caso de êxito, o tucano entraria na vaga que atualmente é ocupada por Ságuas Moraes (PT).
(Atualizada às 09:49h)
Leia mais
Sinop: Leitão não assume nem descarta eleição para prefeito em 2012