A campanha ‘Sinop contra a Dengue’ foi lançada, nesta sexta-feira, pelo prefeito Roberto Dorner, para intensificar o combater e prevenir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Está sendo intensificado mutirão de limpeza nos bairros e inicia, nos próximos dias, ação de conscientização. Foi reforçado pedido para que moradores permitam a entrada dos agentes de saúde para inspecionar quintais. Sinop, tem, desde o início do ano 3.659 casos de dengue, 1.008 casos de chikungunya e 78 de Zika Vírus.
O prefeito afirmou que “nossos agentes visitaram 5 mil casas e mais ou menos 2,5 mil não deram entrar”, expôs o prefeito. “Vamos aceitar nossos agentes de saúde entrar, falar e fazer o que tem que ser feito” para identiicar possíveis criadouros e eliminá-los. “É um trabalho que envolve toda a prefeitura para conscientizarmos a comunidade. A população de Sinop tem que entender que estamos em um período propenso à proliferação do mosquito, com as chuvas, água parada. Somos uma cidade com uma extensão grande, com quintais grandes, por isso, pedimos às pessoas que atendam nossos agentes de endemias para que eles possam entrar em suas casas e ajudar nesse combate ao mosquito da dengue e a chikungunya. Peço de coração a todos os munícipes que façam sua parte e deixem as equipes trabalharem. A imprensa é nossa parceria sempre, atendendo nosso chamado, tendo papel fundamental nessa luta. Estamos fazendo nossa parte e contamos com o apoio da comunidade em geral nesse combate tão importante para a saúde do nosso município”, declarou.
Será feita ampla campanha publicitária para reforçar a aproximação com o público e a facilidade de acesso e compreensão da mensagem, está em andamento mutirão das equipes das secretarias de Saúde, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Obras e Serviços Urbanos recolhendo lixo que acumula água das chuvas e serve de criadouro para o mosquito. Desde o início de janeiro, foram 5.946 visitas; eliminados 1.548 focos e 215.818 depósitos (locais ou objetos que servem para proliferação do mosquito). Foi feita limpeza de áreas institucionais em 34 bairros.
O secretário de Saúde, Orodovaldo Antônio de Miranda, reforçou o pedido para que os moradores se programem e permitam o acesso dos agentes de endemias em suas residências para que a execução dos serviços tenha mais êxito. “Os indicadores sobem todos os anos e este não está sendo diferente, não somente em Sinop, mas em todo o Estado. Porém queremos fazer a diferença. A imprensa é fundamental no processo de divulgação da nossa mensagem principal, que são os atos de prevenção, cuidados, sobre a forma como os serviços estão sendo realizados. A chikungunya é uma doença recente, que incapacita, maltrata muito a pessoa acometida, assim como a dengue que pode evoluir para quadros graves. Se todos colaborarem tenho certeza que venceremos essa batalha”.
A secretária municipal de Governo e Planejamento Estratégico, Faira Strapazzon, agradeceu o apoio da imprensa às ações, “em causas como essa, tão justa e social que envolve toda a comunidade de Sinop. Desenvolvemos um planejamento extremamente importante e estratégico para alcançarmos o máximo de pessoas. Queremos falar com 100% da comunidade sinopense, por meio das várias ferramentas, de todos os meios sociais, indo ao encontro direto da sociedade. Estamos presentes nos bairros por meio de nossas secretarias, das nossas equipes multidisciplinares que envolvem Meio Ambiente, Obras e Saúde que atendem diariamente os chamados, seguindo os cronogramas. Todas as nossas redes de atenção estão à disposição levando informações e orientações”, declarou, através da assessoria.