A 22ª zona eleitoral de Sinop realizará plantão eleitoral para justificativa de voto, no próximo domingo (28), dia do segundo turno da eleição. Segundo a servidora do cartório, Patrícia Aparecida, os eleitores que estão fora do seu domicílio eleitoral, poderão procurar a unidade, das 8h às 17h, e justificar a ausência no pleito.
Em Mato Grosso, a única cidade a realizar o segundo turno será Cuiabá e a Justiça Eleitoral disponibilizará para os eleitores, principalmente estudantes, que moram em Sinop ou na região e que não podem se deslocar até seus locais de votação, a oportunidade de realizar a justificativa e não pagarem multas.
A servidora do cartório ainda afirmou que somente a 22ª estará com este serviço, portanto, a 32ª zona eleitoral não estará atendendo. Informou também, que o plantão será somente para justificativa, os demais serviços voltam ao normal na segunda-feira.
Quem não votou no primeiro turno, poderá comparecer às urnas do segundo sem qualquer restrição. E os que ainda não justificaram a ausência do primeiro têm 60 dias, a contar da data da eleição, para comparecer no cartório eleitoral para apresentar sua justificativa ou até mesmo encaminhar uma carta ao juiz da sua zona eleitoral explicando o motivo da ausência nas eleições.
Conforme Só Notícias informou no primeiro turno, Mato Grosso teve o maior índice de abstenção, em todo o país. Aproximadamente 2,1 milhões de eleitores aptos, 18,17% não compareceram, o equivalente a 394,4 mil pessoas. O índice foi superior ao percentual nacional, de 16,41%. Isto significa que 22,7 milhões dos 138,5 milhões de eleitores brasileiros aptos não votaram. Só em Sinop, foram 17.179 eleitores ausentes. Já em Alta Floresta foram 7.823; em Sorriso, 7.617; Lucas do Rio Verde, 6.033 e Nova Mutum 3.781. Na capital, 65.514.