Os eleitores sinopenses que estão com pendências na Justiça Eleitoral não poderão reclamar de falta de tempo para fazer as regularizações necessárias. Isto porque horários diferenciados para atendimentos serão desenvolvidos até dia 9 de maio – prazo final para acertos ou emissão de títulos – na central de atendimento ao eleitor, montado no cartório próximo ao fórum. De acordo com o chefe do cartório da 32ª zona eleitoral, Valdiney Rondon Maidana Gomes, no local serão atendidos tanto eleitores da 32ª como também da 22ª. “Nós centralizamos todos os atendimentos no cartório da 22ª”, explicou, ao Só Notícias.
De hoje até sexta-feira (27), os atendimentos continuarão no horário normal, que é das 12h ate às 18h. No dia 1º de maio (feriado de dia dos trabalhadores) o expediente será das 13h às 18h. O mesmo horário será desenvolvido nos plantões dos dias 5 e 6 (sábado e domingo). Conforme Valdiney, a partir do dia 2 até o dia 9, o expediente começará às 9h e terminará às 18h, sem fechamento para almoço. Para atualizar as informações, são necessários documentos pessoais originais (exceto CNH e Passaporte pois ambos não tem a cidade de origem) e um comprovante de endereço, além do título.
Na unidade, de acordo com Valdiney, será feito a emissão do novo título para o eleitor que não fez a troca (referente a divisão das sessões eleitorais após a instalação da segunda Zona em Sinop) durante a campanha realizada ano passado. O referido eleitor também passará pela revisão cadastral.
Apesar de facultado da obrigatoriedade de participar da votação, o jovem a partir de 16 anos completos (ou a completar até a data da eleição) poderá pedir a emissão do título durante os plantões de atendimento, informa Rondon.
Em Sinop há duas zonas eleitorais. Na 32ª, conforme Tribunal Superior Eleitoral, estão relacionados aproximadamente 52,5 mil eleitores (incluindo Claudia, Sinop e União do Sul) e, mais 50,5 mil na 22ª zona (incluindo Feliz Natal, Santa Carmem e Vera).