O Cartório da 22ª Zona Eleitoral começa a receber as prestações de contas dos candidatos eleitos e dos que não conseguiram se reeleger, a partir do próximo dia 20. Dois técnicos fazem treinamento no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para receber e analisar os relatórios. Os eleitos e não eleitos têm até 4 de novembro para prestar contas à justiça eleitoral. Os que não fizerem ou terem contas reprovadas podem ser penalizados. Quem se elegeu corre o risco de não ser diplomado e impedido de assumir. Os que não chegaram podem ser multados e o valor varia de acordo com a gravidade da irregularidade.
Os dados dos candidatos e comitês financeiros devem ser inclusos no Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE), encontrado no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), devendo ser gravadas em arquivo gerado pelo sistema e apresentado ao Cartório Eleitoral responsável pelo registro do candidato ou do comitê financeiro, acompanhado obrigatoriamente, dos documentos que comprovem as movimentações.
Mais de 350 concorreram aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores nos seis municípios que compõem a 22ª Zona Eleitoral (Sinop, Cláudia, União do Sul, Vera, Santa Carmem e Feliz Natal)