O juiz da 22ª Zona Eleitoral de Sinop, Mirko Vincenzo Giannotte, homologou a renúncia de dois candidatos a vereador no município. Um dele é Gilson de Oliveira (PSD) que, conforme Só Notícias já informou, teve dois principais motivos para desistir da busca pela reeleição. Ele é partidário do prefeito e candidato à reeleição, Juarez Costa (PMDB), e contrário a decisão do partido que apoia a candidatura do grupo opositor ao atual gestor.
Outro candidato que também abriu mão do pleito para o cargo de vereador foi Marlão Alves Damasceno, pelo PSD. Na decisão, os motivos não foram detalhados, no entanto, ele se embasou na resolução do Tribunal Superior Eleitoral em que "é facultado ao partido político ou à coligação substituir candidato que tiver seu registro indeferido, inclusive por inelegibilidade, cancelado, ou cassado, ou, ainda, que renunciar ou falecer após o termo final do prazo do registro".
No Nortão, mais de 10 candidatos a vereador já renunciaram a candidatura, em cidades, além de Sinop, como Peixoto de Azevedo, Matupá e Terra Nova do Norte. A maioria teve representação do Ministério Público Eleitoral por impugnação, pela ausência de documentos. Incitados a se manifestarem, decidiram por desistir do pleito.