O prefeito Juarez Costa espera contar com o apoio do recém-eleito presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB), e também do Senado, José Sarney (PMDB), para garantir ao aeroporto João Figueiredo o caminhão para combate de incêndios, exigido pela Agência Nacional de Aviação Civil e seja homologação para pousos e decolagens à noite de aeronaves de grande porte (hoje pode receber aviões de médio porte).
Conforme Juarez, a intenção é ‘unir esforços’ já que ambas lideranças partidárias estão diretamente em Brasília e podem influenciar no assunto. Pousos e decolagens noturnos a partir de aviões de capacidade superior darão a empresários, políticos, entre outras pessoas, maior flexibilidade quando precisarem deixar a cidade.
“Vamos usar a força do Michel Temer, nosso companheiro, e também do Sarney, para viabilizar o quanto antes a possível abertura do aeroporto à noite [com vôos de grande porte]. Se fosse o caminhão [de incêndio] de R$600 mil, já faríamos a licitação. Mas é um de R$ 1,2 milhão com prazo de 14 meses para entregar porque vem da Alemanha”, declarou, ao Só Notícias.
Juarez argumenta que o Executivo estuda a aquisição de caminhões de outros aeroportos brasileiros. “Tentamos um de Ribeirão Preto, ou outro que esteja em algum aeroporto do país, por meio da ANAC. É colocar o quanto antes o vôo noturno par Sinop”, justificou.
A pista do aeroporto já possui iluminação para vôos noturnos. As obras de balizamento foram inauguradas ano passado. Aviões de pequeno porte já utilizam o complexo aeroportuário.