O prefeito de Sinop, Juarez Costa (PMDB), exonerou 164 servidores comissionados. A publicação, divulgada no Diário Oficial dos Municípios, aponta que a mudança atinge todos os níveis de hierarquia da máquina administrativa municipal. A portaria, no entanto, terá efeito somente a partir da próxima quinta-feira (29).
Entre os exonerados estão todos os secretários, além de supervisores, diretores, coordenadores, chefes de departamento, assistentes e assessores em diversas pastas municipais. Em outra portaria também foram exonerados professores e auxiliares contratados temporariamente pela secretaria de Educação. Porém, para preencher estes cargos, a prefeitura já lançou novo processo seletivo.
A prefeita eleita de Sinop, Rosana Martinelli (PR), ainda deve anunciar quais servidores comissionados permanecerão nos cargos a partir do próximo mandato. O primeiro escalão, por outro lado, está praticamente definido. Esta semana, ela confirmou, ao Só Notícias, que o vereador Mauro Garcia (PMDB) será secretário municipal de Trânsito em sua gestão, que começa no próximo dia 1º de janeiro.
Rosana deve anunciar nos próximos dias o futuro secretário municipal de Saúde. Ela não disse se poderá manter o atual secretário, Manoelito Rodrigues. Rosana também tem conversado com aliados para escolher o futuro secretário de Governo e, assim, concluir a formação do primeiro escalão.