O prefeito eleito de Sinop, Juarez Costa, disse esta noite, após ser diplomado, que sua preocupação, a partir de agora, não será continuar o ‘embate júrídico’ em busca da permanência no cargo, mas trabalhar pelo município. O futuro chefe do Executivo recebeu o diploma das mãos do juiz eleitoral João Manoel Guerra, o mesmo que, semana passada, decidiu cassar seu registro de candidatura, torná-lo inelegível por três anos e pedir nova eleição. “Sinop precisa do prefeito, do vice e seus vereadores. É claro que toda decisão pode ser reformulada. Agora, é pensar em Sinop. Minha assessoria jurídica cuida do resto, vou trabalhar”, declarou, ao Só Notícias.
•Veja fotos da diplomação de prefeitos clicando aqui
•Veja fotos da diplomação na Comarca de Lucas R.Verde clicando aqui
•Veja fotos da diplomação em Sorriso
Juarez, que durante a solenidade foi ovacionado por populares e aliados que lotaram o anfiteatro da Universidade do Estado de Mato Grosso, destacou que sua diplomação significou “a vontade da sociedade” em vê-lo no cargo. O prefeito participou do ato após conseguir, junto ao Tribunal Regional Eleitoral, liminar concedida pelo juiz Renato Vianna, autorizando sua diplomação (a poucas horas da solenidade) conforme Só Notícias já informou, em primeira mão. No entanto, isto não significa que foi derrubada a decisão do juiz João Guerra de cassar sua candidatura por abuso de poder econômico (uso de vale combustível da Assembléia Legislativa na campanha) e abuso de poder político. A ‘batalha jurídica’ continua e será para tornar sem efeito estas duas condenações, sua inegibilidade por três anos e evitar novas eleições. Não foi confirmado quando o TRE analisará os recursos de Juarez.
“Justiça é isso. Vivemos em um mundo democrático. Para mim não existiu briga. Também não ficam mágoas, em hipótese alguma. Sempre disse que respeito a Justiça. Posso não concordar com a posição do juiz, mas respeito até porque há possibilidade de se reformar decisões”, ponderou o prefeito.
Quanto a receber o diploma das mãos do juiz que o cassou Juarez disse ser uma sensação inédita. “É algo que nunca vivi”, resumiu. O vice Aumeri Carlos Bampi também foi diplomado.
Ao todo, 64 eleitos, entre eles vereadores, participaram do evento. O prefeito eleito de Vera, Moacir Giacomeli (PR), o de Feliz Natal, Antônio Debastiane (PSDB), de Santa Carmem, Alessandro Nicoli (PR) e de União do Sul, Ildo de Medeiros (PMDB), e os vices receberam os diplomas na cerimônia.
Já o prefeito eleito de Cláudia, Vilmar Giachini (PMDB), o vice Gilmar Sokoloviski (PP) e o vereador Ebenezel dos Santos (PMDB) que tiveram os registros de candidatura cassados por João Guerra por compra de votos não foram diplomados. Os três estão recorrendo da decisão.
A solenidade de diplomação dos eleitos, na Unemat, reuniu o juiz eleitoral João Guerra, promotora eleitoral Lais Glauce dos Santos, o juiz federal Murilo Mendes, o prefeito de Santa Carmem, Rudimar Camassola (que representou os prefeitos) e demais lideranças.
Leia ainda:
Sinop: aliados de Juarez comemoram liminar com carreata e foguetório
TRE concede liminar e prefeito de Sinop será diplomado hoje