O Parque do Gigante, novo complexo esportivo, construído no estádio, foi inaugurado ontem à noite, abrindo as festividades dos 31 anos de emancipação, 36 de fundação de Sinop e a programação com a inauguração de diversas obras. O parque conta com pista de 1, 8 mil metros para caminhada, corrida, academia ao ar livre, a nova sede da Secretaria de Esportes, um grande hall na entrada, a galeria Rogério Ceni, arquibancadas com ala para eventos (carnaval, exposições e outros). O investimento foi de R$ 1,5 milhão em parceria da prefeitura e governo estadual.
Ceni não veio porque está disputando o Campeonato Brasileiro. Mas mandou um vídeo, gravado no CT do São Paulo. O capitão e um dos maiores ídolos do tricolor do Morumbi, agradeceu a “grande homenagem” que lhe foi prestada com a criação da galeria mostrando sua história. Rogério lembrou que começou sua carreira no estádio reinaugurado ontem à noite, na década de 90, sendo goleiro do Sinop Futebol Clube de onde saiu e foi para o São Paulo. Ele também confirmou que doou parte de seu acervo pessoal – luvas, camisas que disputou campeonatos, chuteiras, muitas fotos que estarão em seu memorial. “É uma honra muito grande para mim e agradeço a todos de Sinop pela homenagem”, disse Rogério. O goleiro virá a Sinop em dezembro, quando acabar a temporada 2010, passará parte das férias na cidade e vai inaugurar com autoridades o memorial. Seu pai, Eurides Ceni, esteve na solenidade, ontem à noite.
O prefeito Juarez Costa disse que o complexo no Parque do Gigante é uma das principais obras que sua administração está entregando. “Esta é obra especial que engrandece Sinop. O Parque do Gigante é o parque para todas as famílias sinopenses. Ele agradeceu o empenho da equipe da prefeitura e deixou claro que o estádio municipal de Sinop continua sendo chamado de estádio Massami Uriu, pioneiro da cidade e no esporte, de quem Juarez foi amigo pessoal. A homenagem a Massami, com seu nome no estádio, foi feita na gestão do ex-prefeito Nilson Leitão, com aprovação da câmara.
O secretário da Cidade, Mauri Rodrigues de Lima, um dos principais idealizadores do complexo, lembrou, em seu discurso, a história da construção do estádio, na década de 90, que ocorreu em apenas 3 meses, e sua importância para fortalecer o esporte sinopense e o futebol profissional. Neste estádio, o Sinop Futebol Clube chegou a jogar com São Paulo e o Santos pela Copa do Brasil, também na década de 90, quando foi bicampeão matogrossense e ganhou vagas para a competição nacional. “Fizemos um complexo esportivo e de lazer à altura da população de Sinop, mesmo em um momento de dificuldades. Gigante é o Sinop Futebol Clube é a gente de Sinop”, discrusou Mauri, que também é conselheiro nacional das Cidades (organismo do Ministério das Cidades).
No final da solenidade, ele também foi homenageado pelo secretário estadual de Esportes, Laercio de Arruda, que representou o governo estadual na inauguração.
Ex-presidentes do Sinop Futebol Clube também participaram, bem como um grande número de moradores que assistiram o jogo entre o máster do Santos e do Grêmio, com alguns “craques do passado”.
A programação do aniversário de Sinop segue até dia 14.
Hoje
19h- Continuação Jogos Olímpicos
amanhã
19h- Continuação Jogos Olímpicos
19h30- Inauguração da pavimentação asfáltica no residencial H1 (redondo no centro da cidade)
terça-feira (7)
18h- Cerimônia Militar Alusiva a 07 de Setembro e homenagem a oficiais militares promovidos
Local: Praça Plínio Callegaro
19h- Continuação Jogos Olímpicos
quarta-feira (8)
9h- Lançamento das obras de reforma e ampliação da Escola Municipal Valter Kunze
Local: Rua das Primaveras, 2.040 – Jardim Botânico
18h30- Lançamento da 2ª etapa do residencial Daury Riva Local – próximo ao bairro Maria Vidilina
19h- Continuação Jogos Olímpicos
20h- Inauguração da pavimentação asfáltica no Jardim Celeste
Local: Av. Jatobás, próximo a capela Nossa Senhora Aparecida