O prefeito Juarez Costa (PMDB) acredita que hoje saia a resposta do Ministério da Cidade sobre a aprovação ou não de pelo menos R$ 162 milhões para obras de esgoto em toda área urbana. A comissão técnica do órgão já aprovou a concepção do projeto. “Estamos aguardando com muitas expectativas. Esse recurso que estamos viabilizando em Brasília é para atender 100% da cidade. Se sair tudo, é uma obra que contempla a cidade inteira, é o complemento do que já está sendo feito”, explicou o gestor, em entrevista ao Só Notícias.
O projeto de saneamento busca a construção de dois sistemas isolados, um na Estrada Dalva e outro no bairro Camping Club, além de outros dois sistemas urbanos – setor Leste e outro no setor Oeste, que vão ser interligados ao sistema já em construção. A assessoria ainda informou que a proposta prevê ainda a instalação de uma rede coletora de 627 mil metros, duas estações de tratamento, uma com capacidade de 25 litros por segundo e outra de dez litros por segundo e a previsão de aumento da capacidade da Estação Curupy que terá a vazão ampliada para 50 litros por segundo. Serão sete estações elevatórias e 31.336 ligações imediatas, que somadas às obras do esgoto em andamento com a instalação de 16.885 ligações,
Conforme Só Notícias já informou, a primeira parte das obras da rede de esgoto foram iniciadas, no ano passado, no quadrilátero central, compreendido por áreas como o setor comercial e bairros como o Primaveras e o Palmeiras. Elas estão orçadas em R$ 39,6 milhões, com instalação de 206 mil metros de rede coletora e cinco estações elevatórias. Cerca de 12 mil ligações imediatas são previstas. A estação de tratamento deve ter vazão de cem litros por segundo.