O governo do Estado autorizou o repasse da contrapartida nas obras da rede de esgoto em Sinop. A publicação está no Diário Oficial do Estado e assegura R$ 8,8 milhões da Secretaria de Estado das Cidades, provenientes do Fundo de Desenvolvimento Estrutural e Social do Estado (Fundesmat). O convênio foi assinado no mês passado pelo governador Silval Barbosa (PMDB) e o prefeito Juarez Costa (PMDB), durante o governo itinerante. O valor máximo orçado para a obra é de R$ 41,1 milhões, sendo a maior parte “emprestada” pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Por decisão judicial, o Sistema Autônomo de Água e Esgoto de Sinop (SAAES) abrirá a proposta da empresa que recorreu da decisão de desclassificação da concorrência, no próximo dia 19. O Consórcio Elmo Engenharia Ltda./Constral Const. Terraplen. Ltda havia sido desclassificado por não ter apresentado atestado de realização de obra. Em nota, o sistema informou que a empresa realizou uma obra maior em outra cidade, mas ratificou que não expôs o atestado. A expectativa é que o contrato com a vencedora do certame seja assinado em agosto.
Conforme Só Notícias informou, obra irá contemplar o quadrilátero central, compreendido pelas avenidas dos Pinheiros, Flamboyans, Jacarandás, Ingás e Guarantãs. A previsão é que 12.564 ligações imediatas sejam realizadas, porém a rede coletora terá capacidade para 16.885 ligações. A diferença se deve a contagem dos lotes vazios, cuja rede já será instalada. Também é também é previsto a construção de uma estação de tratamento com a vazão de cem litros por segundo, com a instalação de 206 mil metros de rede coletora de esgoto e cinco estações elevatórias.