Sinop se mantém com o quarto maior eleitorado do Estado. Somente este ano ganhou 1.705 novos eleitores, desses, 1.103 fizeram a transferência de outras cidades e 602 o primeiro título. Os números foram divulgados pelo Cartório Eleitoral do município. O cadastramento de novos eleitores será feito até maio do ano que vem.
Nas últimas eleições, no ano passado, 66.470 pessoas estavam aptas a votar em Sinop. Já em toda a 22ª Zona Eleitoral, que também abrange Feliz Natal, Vera, Santa Carmem, Cláudia e União do Sul, são 92 mil votantes. Só Notícias apurou que, este ano, foram alistados 2.459 eleitores. Segundo o chefe do cartório, José Hamilton Pexe, os atendimentos aumentaram nos últimos dias. “Somente na segunda-feira emitimos 70 novos documentos”, salientou.
Muitos também procuram a unidade para reativar o cadastro, pois tiveram os títulos cancelados devido a ausência nas três últimas eleições – Referendo do Desarmamento, 1º e 2º turnos nas eleições gerais – e não se regularizaram. Para se habilitar, o eleitor deve levar um documento de identificação (com foto) e comprovante de endereço. Também é cobrada uma multa mínima de R$ 10,5. O título é entregue na hora, mas só será reativado no sistema em dez dias.
Enquanto estiver irregular também não poderá tirar documentos de identidade ou passaporte, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, inscrever-se em concurso público, e, se for servidor público, receber o salário. Somente em Sinop, 1.649 perderam seus títulos.