Deve ser inaugurada até a primeira quinzena de dezembro o fórum da Justiça do Trabalho. A previsão foi feita há instantes, pelo presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região, João Carlos Ribeiro de Souza, que vistoriou as obras esta manhã. “O fórum proporcionará aos juízes, advogados e usuários em geral um local apropriado ao atendimento do jurisdicionário”, declarou o presidente do TRT.
Foram investidos até agora R$706 mil e o fórum (que fica ao lado da Catedral) terá 865 metros quadrados. As obras estão atrasadas. A previsão incial era que fosse inaugurada no primeiro trimestre, mas ficou parada por algum tempo devido a problemas com a primeira empreiteira. “Houve descumprimento contratual, o tribunal teve que reincidir o contrato aplicando a multa e tudo que a lei de licitação prevê. O atraso da obra foi porque teve que licitar novamente para o término de serviços inadiáveis, para efetivamente terminar as obras”, esclareceu o presidente.
Na última semana, conforme Só Notícias já informou, a empreiteira que concluirá as obras foi contratada e deve fazer instalação elétrica, calçamento, e acabamento. O prazo de execução é de 90 dias.
De acordo com o presidente, há um projeto tramitando no Conselho Superior da Justiça de Trabalho para a criação de mais uma vara trabalhista em Sinop, que hoje tem o maior movimento processual do Estado (1.800 processos). “Inclusive, esse prédio já comporta a segunda vara caso a lei seja sancionada”, adiantou.
Atualmente, a vara trabalhista sinopense, que atende também Santa Carmem, União do Sul e Claudia, tem o maior número de movimento processual do interior, ficando ao lado de Tangará da Serra, com aproximadamente 4 mil processos tramitando em Sinop.