O candidato à presidência da 6ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Sinop, Felipe Guerra, defendeu o fortalecimento das comissões temáticas dentro Ordem. As propostas estão no plano de gestão apresentado durante a campanha.
“Atualmente a Subseção de Sinop possui várias comissões temáticas, no entanto a absoluta maioria é inoperante ou só está papel”, criticou Guerra.
O candidato entende que para o trabalho cotidiano do advogado, a Comissão de Prerrogativa é a mais importante e pretende dar atenção especial.
“Não é possível conceber advocacia livre e independente sem que as prerrogativas sejam respeitadas. Atualmente esta comissão é composta de apenas três membros, mas queremos aumentar para 10 advogados, de modo a atender todos os chamados dos colegas sem sobrecarregar os membros”, explicou.
Guerra também quer que a Ordem se envolva mais com as questões sociais, lembrando que sua participação foi decisiva em momentos importantes da história da nação.
“A OAB sempre foi consultada a respeitos de temas que não são necessariamente institucionais e sempre emitiu opiniões ponderadas que ajudaram a construir a nação. Em Sinop isso acontece de forma pífia há muito tempo. Queremos outorgar aos representantes das comissões a responsabilidade sobre os pronunciamentos públicos”, disse.
Na linha de aproximação com a comunidade, Guerra se comprometeu em criar o projeto “OAB Cidadã”, com palestras nos centros comunitários, e também em revigorar o projeto “OAB vai à Escola”, que segundo Guerra, está esquecido pela atual gestão.
“Estes projetos resgatarão a imagem da advocacia e o respeito pela profissão, que segundo a Constituição Federal, é indispensável à administração da Justiça”, finalizou.