Empresários e dirigentes de entidades de Sinop se reúnem, na próxima terça-feira (13), para discutir e analisar o projeto da duplicação no perímetro urbano da 163, construção de novos viadutos, incluindo melhorias no viaduto central, também debater sobre transformar as vias laterais da BR-163 em mão única. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Edmundo Costa Neto, explicou hoje, ao Só Notícias, que cerca de 90% dos empresários são contrários tornar as ruas colonizador Ênio Pipino e João Pedro Moreira de Carvalho (laterais da 163) como mão única como prevê a concessionária após fazer a duplicação. “Participei da reunião com o governador, semana passada, e com o presidente do Conselho e presidente da Rota Oeste. Nós empresários, levamos um ofício em mãos, falando que Sinop nasceu em torno da BR-163, que a primeira picada foi aberta, foi em volta da BR-163, que as grandes empresas que estão hoje em Sinop, todas estão em volta da BR-163, que estão mais de 10 mil empresas em torno da rodovia”.
“Nos reunimos com o pessoal aqui da empresa (concessionária), engenheiro responsável da obra, ela já está autorizada para começar ainda no final de setembro, ou outubro e já vai começar. Nós que somos empresários, que temos muito tempo de Sinop, ninguém foi escutado, consultado. Estamos satisfeitos, elogiamos para o governador o investimento na nossa cidade (construção dos viadutos e duplicação), isso demorou, mas está acontecendo. Só que tem esse problema do comércio, e em time que está ganhando, não se mexe, né? “. “Com Sinop, as grandes empresas, as grandes concessionárias de tratores, de máquinas, veículos, de serviços, várias empresas varejistas em torno de 163. Ninguém foi consultado e isso nos pegou de surpresa. Por isso que fizemos esse ofício lá para o governador (contrários a mudar os sentidos das duas ruas)”, explicou o presidente da CDL.
“Acredito que, com a força da sociedade organizada, a gente tenta reverter esse quadro, porque em Sorriso, Tangará da Serra, várias cidades que já foram via única, estão ‘matando’ o comércio. Não acho justo, empresas que tem 30, 40 anos que estão lá, não foi nem consultado. Em Sinop, os maiores contribuintes são os empresários, que elevam a máquina pública, que pagam impostos, então é uma pauta boa e saudável, mas o movimento para ser mão dupla, continuar do jeito que é.”
Os empresários também serão informados que uma das sugestões que repassadas a concessionária, é a melhoria do viaduto central (acesso as avenidas Julio Campos-centro- e Alexandre Ferronato) para as vias de ambos os sentidos serem duplicadas para que o fluxo de veículos possam ter mais agilidade e segurança, principalmente em horários de pico. “É um viaduto antigo”. “Estamos com uma frota hoje circulante só da cidade de 190 mil carros, com o trânsito de 30 anos atrás, quando tinha 40 mil habitantes. Essa cidade a gente acredita que vai crescer mais e, se a gente não começar essas obras estruturantes agora, a gente já está tendo trânsito em vários locais da cidade, ali no viaduto, no horário de pico. Nós sugerimos aumentar a vazão dos carros que passam, dois ao mesmo tempo. Essa foi uma das sugestões que demos para, primeiramente, melhorar esse primeiro viaduto porque se começasse os outros viadutos e não melhorar esse que nós já temos, o trânsito vai tudo afunilar ali, vai ficar o maior engarrafamento, tendo que já dar no horário de pico”, acrescentou o presidente da CDL.
“Nós que moramos aqui levamos essa pauta lá para o governador para melhorar primeiro esse viaduto que nós temos que a ordem da empresa já é imediata, já o governador assinou, eles já estão contratando 500 pessoas já para começar a obra. Acho muito injusto empresário ser penalizado porque vai ocorrer desemprego, baixo faturamento das empresas, as pessoas que costumavam parar e comprar a empresa já tem cadastro, vão comprar em outros lugares, outras cidades e vai dar um transtorno, mas é o progresso. Estamos nesse movimento para melhorar o trânsito nosso, o comércio que ninguém seja prejudicado então haverá reunião com os empresários. Em um debate no grupo que nós temos, 90% dos empresários é favorável a mão dupla em ambas as vias”, concluiu Edmundo.
O ex-secretário de Obras e diretor da Associação dos Proprietários de Imóveis do Centro Comercial de Sinop, Mauro Rodrigues de Lima, que tem também tem liderado as articulações com a concessionária para as mudanças no viaduto central, esteve com Edmundo, conversando com diretores de várias empresas instaladas nas vias Enio Pipino e João Pedro para estar no encontro e tratar do projeto.
O encontro será na Churrascaria Sinop, na rua Enio Pipino, às 17h, é organizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas, Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso, Sindicato Rural, Associação dos Criadores do Norte, Ordem dos Advogados do Brasil 6ª Subseção e Associação dos Proprietários de Imóveis do Centro Comercial. Todos os empresários sinopenses são convidados a participar da reunião.