Os eleitores de Sinop, Cláudia e União do Sul que não conseguiram trocar os títulos até o fim do cadastro eleitoral, no último dia 9, devido a mudança da 22ª Zona Eleitoral para a 32ª, tem até dia 21 de setembro para solicitarem a segunda via, com as informações atualizadas. Isso, se não houver nenhuma restrição. A ação é apontada no comunicado publicado, hoje, assinado pelo juiz da 32ª Zona, Túlio Duailibi Alves Souza. O número de eleitores que ainda precisam fazer este procedimento não foi divulgado. No entanto, antes do fechamento, estimava-se em 12 mil.
No comunicado, o juiz lembra que os títulos desatualizados apresentados no dia da eleição, 7 de outubro, não possuem validade e serão recolhidos pelos membros das mesas receptoras de votos e de justificativa. “[…] devendo o eleitor nessa situação comparecer nos Cartórios Eleitorais de Sinop ou postos eleitorais de Cláudia e União do Sul após o dia 15 de novembro para regularização da sua inscrição eleitoral”.
O juiz apontou que os eleitores que ainda portam títulos desatualizados não receberão multas decorrentes da ação de troca dos títulos. Eles não estão impedidos de votar, no entanto, precisam se regularizar. Nos casos dos eleitores que por outros motivos legais já estavam impedidos de votar e que até o fechamento do cadastro não conseguiram se regularizar, as multas são mantidas.
Túlio reforçou que “a Justiça Eleitoral envidará esforços para amenizar eventuais problemas decorrentes da alteração do número das seções eleitorais nos locais de votação, com a identificação, no dia da eleição, o número da seção antiga e da seção nova”.