O ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima anunciou que Sinop, Cuiabá e Tangará da Serra estão entre as 50 cidades selecionadas para a fase inicial do programa “Cidades Modelo Verdes Resilientes”. A iniciativa, vinculada ao Programa Cidades Verdes Resilientes (PCVR), prevê a estruturação de 100 projetos voltados à mitigação e adaptação dos municípios para o enfrentamento da mudança do clima.
Para apoiar a implementação do programa, foram anunciados investimentos anuais de R$ 1,6 bilhão por meio do pró-cidades, do ministério das Cidades, e R$ 10 bilhões provenientes do Fundo Clima, do ministério de Meio Ambiente.
Cada cidade contará com suporte técnico para desenvolver duas ações climáticas de grande impacto: uma voltada à mitigação, com o objetivo de reduzir as emissões responsáveis pela crise climática, e outra focada na adaptação, permitindo que os municípios se preparem e respondam melhor aos desafios impostos pelos efeitos da crise climática.
O programa é uma ação do governo brasileiro em alinhamento à coalizão Champ, iniciativa global para maior envolvimento das cidades no enfrentamento à mudança do clima, da qual o Brasil é signatário desde seu lançamento, em 2023.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.