Oito, dos dez vereadores da maior cidade da região Norte, devem disputar a reeleição em outubro e tentar a permanência no Poder Legislativo. Entre os nomes aprovados nas convenções municipais estão da presidente Sinéia Abreu, Valdir Sartorelo e Jorge Muller, do PSDB, Sebastião Moura, Zuleica Mendes, Mauro Garcia e Valdemar Júnior – do PMDB- e Roberto Trevisan (DEM),
Só Notícias apurou que a vereadora Cleuza Navarini (PTB), que está concluindo o terceiro mandato, e o vereador José Pedro Serafini (PMDB), que está na quarta legislatura, não disputarão as eleições.
Os registros de candidaturas devem ser realizados pelos partidos até sábado nos Cartórios Eleitorais. Os julgamentos devem ocorrer até agosto.
Em Lucas do Rio Verde a situação é semelhante e a maioria dos legisladores tenta manter-se no cargo. Apenas Cleci Nunes (PSDB), e Marli Gruhn Heldt devem ficar fora. Foram aprovadas em convenções as candidaturas do presidente Raimundo Filho (PSB), Nestor Albrecht (DEM), Demétrio Cezar (PMDB), Elder Luiz Biazus (PT), Carlos Girotto (PPS), Marcio Pandolfi (PPS) e Jiloir Augusto Peliciolli (PSDB).
Raimundo Filho e Elder Biazus estão sendo julgados pelo Tribunal Regional Eleitoral, acusados por infidelidade partidária. O primeiro ingressou no PSB e teve o mandato requerido pelo DEM, no qual era filiado. Já Biazus saiu do PPS e foi para o PT.
Em Sinop, Mauro Garcia e Valdemar Júnior também devem ser julgados e correm risco de serem cassados.